Otimização de Site, Blog e Loja Vitual em Motores de Busca SEO
4 dicas para você otimizar e submeter Site, Blog e Loja Vitual nos Motores de Busca:
1- Crie Palavras-chave ideais para aperfeiçoar a localização do seu Site nos Motores de busca?
Palavras-chave é um dos itens mais importantes na Otimização do seu Site, pois são por meio delas que os sites de pesquisas localizam seu site. Ao realizar uma pesquisa no Google, Yahoo e outros, por exemplo, recebemos uma página de resultados (SERP´S) com links de sites que possuem conteúdo relevante quanto a palavra ou frase pesquisada. Então, nada mais evidente que saber escolher uma palavra-chave corretamente pode fazer toda a diferença durante os processos de otimização de sites.
Para definir uma palavra-chave ideal não é uma tarefa fácil, pois a Otimização e principalmente da concorrência existente para uma determinada palavra-chave podem ocorrer erros e confusão se não forem escolhidas corretamente para determinarem o contexto correto para a palavra-chave.
Ao iniciar um processo de otimização de sites o mais importante a ser considerado são as Palavras-Chave que melhor descreve o conteúdo ou tema do site, pois são por meios destas palavra-chave que irá definir em qual a categorização o seu site será enquadrado e conseqüente possibilidade de aumentar a presença online no nicho de mercado de atuação, auxiliando na relevância do tema do site em relação ao conteúdo.
Repare que nos ambientes de pesquisa de informação, o uso de palavras e frases os sinônimos são um fator de grande importância a ser concedidos ao definir e avaliar as palavra-chave para a Otimização do seu site. Para ajudá-lo na escolha de uma palavra-chave ideal, sugerimos os sites a seguir:
https://www.brasilmedia.com/otimizacao-ferramentas/avaliar-rank-basico.php
https://www.brasilmedia.com/otimizacao-ferramentas/avaliar-rank-avancado.php
2 - Criação de títulos de páginas únicos e precisos:
Cada uma das suas páginas deverá ter um único título com descrição curta adaptado ao seu conteúdo. Esta prática ajuda o motor de busca a distinguir os conteúdos específicos de cada página, e aumenta a probabilidade de esta ser disponibilizada numa pesquisa.
COMO FAZER:
>> Os títulos das páginas aparecem nos resultados de busca, desta forma indique os títulos de páginas utilizando title tags.
>> O title tag indica aos utilizadores e ao motor de busca qual o tópico de uma determinada página.
>> O tag deve ser colocado entre o tag no documento HTML (1). Idealmente, deve ser criado um title tag único para cada página do seu site.
>> Quando o seu documento aparecer numa busca realizada num motor, os conteúdos da sua title tag irão aparecer na primeira linha dos resultados
O QUE DE SER EVITADO
>> Escolher um título não relacionado com os conteúdos da sua página;
>> Utilizar títulos gerados por defeito ou vagos como “Documento sem título” ou “Nova Página 1”;
>> Utilizar o mesmo título para todas as páginas do seu site;
>> Utilizar títulos demasiado extensos;
>> Utilizar palavras-chave não relevantes e desnecessárias.
3 - Utilize uma Meta Tag descritiva
A Meta Tag descritiva permite o Google e outros motores de busca aceder a um sumário dos conteúdos de cada página de um site. Este elemento permite complementar a informação do title tag. Enquanto o título de uma página pode ser composto por palavras ou frases curtas, a meta tag descritiva pode ser composta por uma ou duas frases, ou mesmo um pequeno parágrafo.
As metas tags descritivas é importante, pois o Google poderá utilizá-las como textos de descrição (snippets) das suas páginas.
COMO FAZER:
>> Descreva com precisão o sumário do conteúdo da sua página;
>> Crie descrições únicas para cada página: Ao disponibilizar meta tags descritivas para cada página ajuda tanto utilizadores como motores de busca, especialmente em buscas a várias páginas do mesmo domínio.
O QUE DE SER EVITADO
>> Escrever uma meta tag não relacionada com os conteúdos da sua página;
>> Utilizar descrições genéricas ou vagas como “Isto é uma página da Internet”;
>> Utilizar a mesma descrição para todas as páginas do seu site.
4 - Melhorando a estrutura do seu site
Crie URLs simplificados que permitam aceder às informações com maior eficácia. Crie categorias e nomes de ficheiros descritivos para todos os documentos do seu site poderão não só ajudar a sua organização diária, mas também os motores de busca, durante o processo de rastreio (crawl).
COMO FAZER:
>> Utilize palavras nos seus URLs: com as palavras correspondentes aos conteúdos e estrutura apresentados pelo seu site são mais “amigáveis” para os utilizadores navegarem as suas páginas. Este tipo de URLs torna-se mais facilmente memorizáveis, aumentando a probabilidades de serem hiperligados.
>> Crie um diretório com uma estrutura simples: organize os seus conteúdos num diretório com uma estrutura coerente e simplificada.
O QUE DE SER EVITADO
>> Utilizar URLs extensos com parâmetros extensos ou sessões ID;
>> Utilizar nomes genéricos como “pagina1.html”;
>> Utilizar demasiadas palavras-chave no URL como “baseball-cards-baseball-cards-baseballcards.htm”.
>> Ter sub-diretórios extensos (e em demasia) como “../dir1/dir2/dir3/dir4/page.html”
>> Utilizar nomes de diretórios que não se relacionem com o seu conteúdo.
>> Ter páginas de subdomínios e do diretório de raiz a acederem ao mesmo conteúdo, como por exemplo: “domain.com/page.htm” e “sub.domain.com/page.htm”
>> Utilizar diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas no URL (os utilizadores
memorizam melhor o URL se este for escrito em letras minúsculas)
Fonte do Conteúdo desta página Guia do Google de Introdução à Otimização para Motores de Busca: